TECNOLOGIA

ENTENDER UMA NOVA FORMA DE CONSTRUIR

Estamos cá para fazer.

A impressão 3D em grande escala à base de cimento elimina a necessidade de moldagem convencional, colocando precisamente, ou solidificando, volumes específicos de material em camadas sequenciais por um processo de posicionamento controlado por computador.

Conheça as três etapas gerais da impressão 3D

Preparação de dados

A abordagem geral consiste em cortar uma forma 3D em camadas finas planas com uma espessura constante que podem ser empilhadas umas sobre as outras. Neste método, cada camada consiste numa linha de contorno e um padrão de preenchimento que pode ser implementado como estruturas em favo de mel ou curvas de preenchimento de espaço. Um outro método é o método da continuidade tangencial, que produz caminhos de construção tridimensionais com espessuras que variam localmente. Este método resulta na criação de superfícies de contacto constantes entre duas camadas, ou seja, as lacunas geométricas entre duas camadas que muitas vezes limitam o processo de impressão 3D serão evitadas.

Preparação de material

A fase de preparação do material inclui a mistura e colocação do concreto no recipiente. Uma vez que o concreto fresco tenha sido colocado no contentor, ele pode ser transportado através do sistema de bomba-tubo-bico para imprimir filamentos de concreto autoadensáveis, que podem construir componentes estruturais camada por camada. Nos processos aditivos, a bombeabilidade e a estabilidade da extrusão são importantes para as aplicações de argamassas. Todas essas propriedades irão variar dependendo do projeto da mistura de concreto, do sistema de entrega e do dispositivo de deposição.

Impressão de Componentes

Para executar o processo é necessário um sistema de controle. Esses sistemas podem ser geralmente divididos em duas categorias: sistemas de pórtico e sistemas de braço robótico. O sistema de gantry aciona um manipulador montado numa sobrecarga para localizar o bocal de impressão em coordenadas cartesianas XYZ, enquanto os braços robóticos oferecem graus adicionais de liberdade ao bocal, permitindo fluxos de trabalho de impressão mais precisos, como impressão com método de continuidade tangencial.

Independentemente do sistema usado para impressão (guindaste de pórtico ou braço robótico), a coordenação entre a velocidade de deslocamento do bico e a taxa de fluxo do material é crucial para o resultado do filamento impresso.

Em alguns casos, vários braços robóticos de impressão 3D podem ser programados para funcionar simultaneamente, resultando em redução do tempo de construção.


TESTEMUNHOS

O que dizem os nossos clientes

Cobod
3GS